quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A OBRA KOLPING

 

k-kolping 

A Obra Kolping é uma Associação Internacional de Cristãos comprometidos na acção, baseada na Doutrina Social da Igreja, fundada em 1849 pelo sacerdote Adolfo Kolping, um dos precursores da Encíclica "Rerum Novarum" e um dos maiores reformadores sociais do século XIX. O seu campo de acção destina-se a pessoas de todas as camadas etárias, seja qual for a sua origem e área de actuação.

A sua acção estende-se por mais de 70 países, abrangendo os 5 continentes e 450 mil membros, tendo como objectivos essenciais a formação de cristãos autênticos, trabalhadores competentes, pais responsáveis e cidadãos conscientes.
É uma instituição pioneira no desenvolvimento da acção social, destacando-se na formação profissional, dotando o Homem de qualidades que lhe permitam lutar contra a pobreza e exclusão social. Destacou-se também na criação de formação para deficientes como meio de inclusão social.

A Obra Kolping em Lamego

CentrodeFormacaoProfissiona

O lançamento da primeira pedra a 29 de Janeiro de 1999, em Lamego contou com a presença do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, o director geral do Desenvolvimento Rural, o director regional de Agricultura de Trás-os-Montes, o representante de Helmut Köhl, o präses da Obra Kolping Internacional, o director do Centro de Formação de Hettstedt-Alemanha, da embaixada e consulado da República Federal da Alemanha, da Obra Kolping Diocesana, além de outras individualidades, foi o arranque para a construção da 2ª fase do Centro de Formação Profissional e Desenvolvimento Rural, com um investimento aproximado de 450.000 contos e que possui parte das seguintes instalações: Seis salas de aulas; Salão polivalente; Duas salas de informática; Refeitório para 150 pessoas; Dezassete quartos duplos com wc; Bar; Cozinha de serventia ao refeitório; Cozinha de apoio ao curso de Cozinheiros.

Para além do que aqui foi referenciado, o Centro de Formação Profissional e Desenvolvimento Rural Kolping, conta com uma equipa de recursos humanos capazes de manter o bom funcionamento da instituição, assim como, um estrito relacionamento com entidades empresariais que garantem aos nossos formandos estágios profissionais com perspectivas de um futuro promissor.

 

Formação Profissional


A Obra Kolping de Portugal através da multiplicidade de actividades que a caracterizam conquistou um lugar de respeito e consideração na sociedade. A formação profissional ministrada engloba vários sectores de produção, segundo as necessidades das estruturas empregadoras da região. Em resposta às necessidades sentidas de formação e emprego na região e com o objectivo de ultrapassar estes condicionalismos que impedem o desenvolvimento sócio-económico, criaram-se novas linhas de acção, visando sobretudo medidas concertadas em matéria de formação profissional, a qual é encarada como factor de desenvolvimento local, pois tornou possível a introdução de novas técnicas e modelos tecnológicos, aumentado a produtividade das explorações agrícolas e mentalizando rumo ao cooperativismo e associativismo. Neste sentido foram ministrados pela Obra Kolping variadíssimas acções de formação apoiadas pelo Fundo Social Europeu, Ministério da Agricultura e Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário